Pedágio no Paraná é um pesadelo

Foram anos costurando acordos, revisando contratos, fazendo estudos e prometendo aos paranaenses um novo modelo de pedágio nas estradas que cortam o estado, com preço menor e mais justo, obras e qualidade.

Mas no primeiro feriado com pedágio sendo cobrado o que se houve é reclamação de tarifas altas, filas de mais de 10 quilômetros em praça de pedágio sem troco e falhas na cobrança, desobediência a cláusulas contratuais para abrir cancela com filas longas ou tempo de espera elevado. Motoristas estressados.

As praças permanecem nos mesmos lugares, mesmo aqueles que eram julgadas irregulares no contrato anterior.  Mesmo com um crescimento de 8 milhões de veículos no Paraná, as praças não foram remodeladas e ampliadas.

Filas de quilômetros foram comuns durante o feriado de páscoa em diversas praças no Paraná.

O pesadelo

“Diferente da promessa das autoridades e de manifestações de porta-vozes do setor produtivo, a modelagem da concessão de rodovias do Paraná não virou o ‘estado da arte’. Com o novo pedágio, estamos assistindo um pesadelo”, afirmou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSD) nesta segunda-feira, 1º de abril, em sessão legislativa.

Romanelli cobrou soluções para os graves problemas enfrentados por motoristas desde o início da nova concessão. A situação mais crítica, citou ele, são as longas filas na praça de cobrança de São Luiz do Purunã, por onde passa o fluxo do interior para a capital e também no sentido inverso. “Foram registrados mais de 10 quilômetros de filas e horas de espera”, apontou.

O deputado reforçou que está em contato permanente com o diretor-presidente da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Rafael Vitali, e pedindo providências para que seja cumprida a obrigação contratual da liberação de cancelas em caso se 200 metros de fila (em dias úteis) e 400 metros (em feriados). “As cancelas até são abertas, mas por 15 minutos, o que não é suficiente”, considerou.

O deputado estadual Fabio Oliveira (Podemos) submeteu nesta segunda-feira (01) dois requerimentos fundamentais em relação ao recente retorno da cobrança de tarifas nos pedágios do Estado do Paraná, especificamente focando no pedágio localizado em São Luiz do Purunã, trecho correspondente ao Lote 01 administrado pela concessionária Via Araucária.

O retorno das tarifas de pedágio no final do mês de março de 2024 tem gerado considerável controvérsia e preocupação na sociedade, com destaque para os desafios enfrentados pelos usuários que trafegam pelo trecho, especialmente antes da serra de São Luiz do Purunã. Congestionamentos prolongados e tráfego intenso têm sido frequentemente observados desde a reinstalação da cobrança.

Assembleia Legislativa do Paraná

Em 2021 a ALEP destacava a importância da Frente Parlamentar sobre os Pedágios.

Naquela ocasião, segundo Romanelli, a Frente Parlamentar deve manter suas atividades no próximo ano e encaminhará todas as demandas aos órgãos envolvidos na questão dos pedágios quando houver decisão coletiva da coordenação. “A Frente tem uma coordenação e decide no coletivo”, pontuou Romanelli, lembrando que deputados e deputadas têm liberdade para fazer manifestações individuais sobre as concessões.

Romanelli reafirmou que a nova concessão ainda exigirá muita atenção do legislativo e da sociedade paranaense. “Indiscutivelmente que houve avanços nesta nova modelagem, mas ainda temos muitos pontos controversos que precisam ser discutidos”, ponderou. O deputado também sustenta que é necessário ficar atento aos contratos que foram encerrados no último final de semana. “Muitas coisas ficaram por fazer”.

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