O governo federal confirmou que o salário mínimo nacional passará a ser de R$ 1.621 a partir de 1º de janeiro de 2026, um aumento de R$ 103 em relação ao valor atual de R$ 1.518.
O reajuste segue a nova política de valorização do mínimo, que combina inflação e crescimento econômico, mas com limites impostos pelo arcabouço fiscal.
A seguir, veja como o valor foi definido, quem é impactado e o que muda na prática para o trabalhador.
O reajuste do salário mínimo leva em conta dois componentes:
Somando os dois fatores, chega-se ao aumento total que eleva o piso para R$ 1.621.
O valor ficou abaixo das previsões iniciais — o Orçamento estimava R$ 1.631, e o governo falava em R$ 1.627 — porque a inflação fechou mais baixa do que o esperado.
O novo mínimo entra em vigor em 1º de janeiro de 2026, mas o trabalhador verá o valor reajustado no início de fevereiro, quando recebe o salário referente a janeiro.
O salário mínimo serve de referência para 59,9 milhões de brasileiros, segundo o Dieese, número citado na matéria.
Isso inclui:
Além disso, o mínimo influencia pisos regionais, negociações coletivas e até valores de indenizações judiciais.
Com o novo valor:
Para quem recebe múltiplos do mínimo (2, 3, 4 salários), o aumento é proporcional.
O aumento do salário mínimo tem forte efeito fiscal.
Segundo cálculos do governo, cada R$ 1 de aumento gera cerca de R$ 420 milhões em despesas obrigatórias.
Assim, o reajuste de R$ 103 representa aproximadamente R$ 43,2 bilhões a mais em gastos federais em 2026.
Isso reduz o espaço para despesas discricionárias — como investimentos e programas não obrigatórios.
A Constituição determina que o salário mínimo deve garantir condições dignas de vida.
Mas, segundo o Dieese, o valor necessário para sustentar uma família de quatro pessoas deveria ter sido R$ 7.067,18 em novembro de 2025 — 4,66 vezes o mínimo atual.
Essa diferença mostra que, embora o mínimo esteja sendo valorizado novamente, ele ainda está longe de cobrir o custo real de vida.
O piso nacional é um dos instrumentos mais importantes de distribuição de renda no Brasil.
Quando ele sobe:
Por outro lado, pressiona as contas públicas e pode afetar a capacidade de investimento do governo.
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