O Governo do Estado, por meio da Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (Amep), publicou o edital de licitação para contratar a empresa que vai construir o futuro Terminal Metropolitano de Londrina, no Norte do Estado. O valor inicial da concorrência é de R$ 43,8 milhões, com disputa pelo menor preço. A abertura das propostas está marcada para 15 de outubro.
O terminal tem como objetivo melhorar a mobilidade e a integração metropolitana de Londrina com os municípios vizinhos, oferecendo uma estrutura moderna e confortável para a população de até 40 mil pessoas que transita pela região diariamente. A Amep apresentou a novidade a prefeitos e deputados estaduais da região em uma reunião no Palácio Iguaçu.
“A região de Londrina cresceu muito nas últimas décadas e, consequentemente, aumentou este movimento pendular de trabalhadores que usam o transporte público. Para atender as milhares de pessoas que fazem estes trajetos todos os dias, vamos entregar à cidade um terminal moderno, sustentável, confortável e totalmente funcional”, afirmou o governador Carlos Massa Ratinho Junior.
O projeto do terminal prevê áreas de embarque dos passageiros, lanchonetes, quiosques, lojas, bicicletário, áreas de lazer, setores administrativos e operacionais. O prazo de execução da obra, a partir da assinatura da ordem de serviço, é de 22 meses. A contratação será na modalidade integrada, em que o vencedor faz o projeto executivo e realiza a obra.
“Este investimento foi planejado para que Londrina tenha um terminal metropolitano totalmente integrado à cidade e ao sistema de transporte local. Conseguimos um terreno em frente ao terminal urbano, no coração da cidade. Isso vai facilitar a mobilidade dos usuários e dar uma nova cara ao centro de Londrina”, disse o secretário de Cidades, Guto Silva.
A integração ao terminal urbano de Londrina será feita por meio de uma passarela elevada sobre a Avenida Leste-Oeste. Além disso, toda a estrutura está sendo planejada nos parâmetros mais modernos de acessibilidade. Serão atendidas linhas dos municípios de Cambé, Ibiporã, Rolândia, Jataizinho, Sertanópolis, Bela Vista do Paraíso, Assaí e São Sebastião da Amoreira.
CONFORTO – A ideia é que os usuários do sistema metropolitano tenham uma área adequada para aguardar os ônibus ou na chegada à Londrina. Desde que se iniciou o efeito pendular das cidades do entorno, a população da região não tem um local apropriado para acomodação, embarque e desembarque.
Para dar mais conforto aos usuários, o terminal terá ambientes cobertos para os passageiros, além de lojas, lanchonetes e serviços de convivência. O terreno tem 12.043,70 metros quadrados e o projeto prevê uma área construída de 9.331,92 metros quadrados.
O terminal também terá uma área exclusiva para quadras esportivas, playground para crianças, academia ao ar livre e uma área de exposições que poderá ser usada para eventos comunitários. A ideia é que o espaço também seja decorado com imagens que façam alusão à ligação que a região tem com a cultura do café, valorizando a memória da cidade.
“Muitos destes passageiros são pessoas que saem cedo das suas casas para trabalhar e voltar no final do dia para suas casas. Logo elas terão um terminal completo, onde poderão ficar com conforto e segurança, além de áreas de lazer para a população em geral”, disse o diretor-presidente da Amep, Gilson Santos.
Serão três plataformas com cinco baias para ônibus em cada uma delas. Ainda terão outras cinco vagas para estacionamento de outros ônibus. Para facilitar o trânsito dos passageiros, as plataformas foram planejadas a partir de um estudo de comunicação visual, com informações claras sobre as linhas e os pontos de embarque e desembarque.
“Este é um projeto à altura da cidade de Londrina, que assume o protagonismo regional como uma cidade verdadeiramente metropolitana. É uma responsabilidade que o município tem que atender não só o cidadão londrinense, mas também dos municípios vizinhos. Esta obra será um marco neste sentido”, afirmou o prefeito de Londrina, Tiago Amaral.
Além disso, o terminal contará com sistema de geração de energia limpa através de placas fotovoltaicas instaladas na cobertura das plataformas, reforçando o compromisso do Paraná com a sustentabilidade ambiental e a eficiência energética.
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