Mutirão para doação de órgãos no Paraná

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Comissão Executiva da Alep com o Colégio Notarial do Brasil – Seção Paraná (CNB/PR) e a Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg). Uma cerimônia marcada para as 9h de segunda-feira (1º), no Salão Nobre, abrirá os trabalhos.

Os atendimentos serão realizados nas segundas, terças e quartas-feiras, das 9h às 17h. No período, os cartórios paranaenses realizarão registros da população interessada em ser doadora no sistema Aedo (Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos) – de forma simples, gratuita e juridicamente segura. Os presentes podem manifestar o desejo em doar coração, córneas, fígado, intestino, medula, músculo esquelético, pâncreas, pele, pulmão, rins e valva.

Durante o mutirão, os servidores orientarão os interessados a preencherem um formulário no aplicativo de celular e-notariado. Nele, as pessoas informarão, entre outras coisas, dados pessoais, os órgãos que desejam doar e o cartório de preferência para atendimento da solicitação.

Após o tabelionato receber a manifestação, contatará o interessado e realizará uma breve entrevista por videochamada. Somente após o contato será emitido um certificado no próprio aplicativo que comprova que a pessoa é doadora de órgãos e seu nome ficará disponível no Sistema Nacional de Transplantes. A previsão é que todo processo ocorra durante o atendimento realizado na Alep.

Ao todo, 73.937 pacientes estavam em lista de espera para doação de órgãos em março de 2025, segundo a Associação Brasileira de Transplante de Órgãos (ABTO). O quantitativo contempla quem aguarda transplante de rim, fígado, coração, pulmão, pâncreas e córnea. Destes, 3.843 estão no Paraná. Rim e córnea são os órgãos mais requisitados.

Esforços

“O mutirão é um ato de solidariedade que salva vidas. Cabe a nós, como deputados, além de preencher nossa própria autodeclaração, incentivá-lo”, ressalta o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Alexandre Curi (PSD). Ele relembrou que a Alep, a Anoreg e a CNB vêm, há algum tempo, trabalhando para ampliar o número de paranaenses interessados em doar. Em 2024, a Casa de Leis assinou um termo de cooperação com o CNB para divulgar o Aedo no Paraná, utilizando os seus canais de comunicação para tanto. O convênio foi prorrogado no último mês de junho.

Outra iniciativa da Alep para ajudar quem tanto espera por transplante no Paraná é aprovação de um projeto de lei que concede meia-entrada a quem declarar intenção de doar órgãos por meio da Aedo. No último dia 11, os deputados estaduais concluíram a tramitação do projeto, que agora aguarda sanção do governador Ratinho Júnior (PSD). A proposição é de iniciativa de Curi e da deputada Mabel Canto (PP).

“O Sistema de Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos, criado pelo Conselho Nacional de Justiça, é um instrumento moderno e seguro que dá ao cidadão a oportunidade de registrar sua vontade de doar órgãos de forma simples, transparente e acessível”, elogiou o deputado Gugu Bueno (PSD), 1º secretário da Alep. “Essa parceria é um exemplo de como a Assembleia pode atuar de forma integrada com outras instituições para promover políticas públicas que salvam vidas e consolidam um ambiente de solidariedade e cidadania no Paraná”.

A segunda-secretária da Assembleia Legislativa, deputada Maria Victoria, reforça a importância de ampliar a informação, facilitar o consentimento e conscientizar a sociedade sobre o tema. “O Paraná já é referência nacional na captação e no transplante de órgãos. A parceria e o mutirão da Assembleia com os cartórios são uma contribuição para acelerar o processo”. Em maio do ano passado a deputada formalizou o desejo de ser doadora de órgãos durante a assinatura do acordo entre a Assembleia Legislativa e o Colégio Notarial do Brasil.

Aedo (acesse aqui)

A ferramenta Aedo foi criada pelo Colégio Notarial do Brasil, sendo regulamentada pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em março de 2024. A autorização eletrônica está disponível gratuitamente pelo site. Com a AEDO, a manifestação fica registrada em uma base de dados acessada pelos profissionais de saúde, que terão em mãos a comprovação do desejo do falecido para apresentar à família.

Dia Nacional de Doação de Órgãos

Conforme a CNB, a abertura do mutirão também integra as ações de mobilização para o Dia Nacional da Doação de Órgãos, celebrado em 27 de setembro. A data busca sensibilizar a sociedade para a importância da doação, capaz de salvar milhares de vidas todos os anos.

Contato

mundo-pet-primeira-ed--dez-2023

CADERNOS ESPECIAIS

Cod. 07

ATENÇÃO

O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.

Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.

Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.

Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.

GIF ANIMADA

Cod. 01

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio, 
Local de exibição: barra lateral direita da home page

OFERECIMENTO EM VÍDEO. 

Cod. 06

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980  16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos. 

O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.

Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.

BANNER BARRA
HORIZONTAL

Cod. 03

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

BANNER LETTER
HORIZONTAL

Cod. 05

GRUPO MID


Gestão de redes sociais para profissionais

Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.

SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS  41 999-555-006

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.

  • TÍTULO: Nome da empresa.
  • CHAMADA: Máximo de 40 caracteres, contanto os espaços
  • DESCRIÇÃO: Máximo de 80 caracteres, contando espaços.
  • ASSINATURA: Máximo de 55 caracteres, incluindo espaços.

Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.

BANNER LATERAL
QUADRADO

Cod. 05

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

6cce0e20-8a01-4c5d-8ee2-fea3594e4470
BANNER LATERAL VERTICAL

Cod. 04

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page