Nos últimos dias, a internet foi tomada por boatos sobre a suposta morte de Fausto Silva. A notícia, completamente falsa, se espalhou rapidamente, gerando confusão e preocupação entre fãs e familiares.
A verdade? Faustão está vivo e segue em recuperação no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. Após dois transplantes — um de fígado e outro de rim — realizados nos dias 6 e 7 de agosto, o apresentador está consciente, conversando normalmente e respirando sem ajuda de aparelhos.
Sua esposa, Luciana Cardoso, tranquilizou os seguidores nas redes sociais: “Tudo indo bem! Obrigada, Deus.”
Embora ainda não haja previsão de alta, a equipe médica está otimista quanto à evolução do quadro clínico.
A falsa notícia da morte de Faustão é mais um exemplo do quanto a desinformação pode ser cruel — e perigosa. Sites e perfis que se aproveitam da curiosidade do público para gerar cliques acabam espalhando mentiras que afetam vidas reais.
Espalha pânico e tristeza desnecessária
Fere emocionalmente familiares e fãs
Enfraquece o jornalismo sério e responsável
Alimenta um ciclo de desinformação que se retroalimenta
Sempre verifique a fonte da notícia
Confirme em veículos confiáveis como Gazeta 24 Horas, G1, UOL, Etc.
Desconfie de manchetes sensacionalistas ou que apelam para o emocional
Nunca compartilhe antes de checar a veracidade
Clickbait é uma estratégia usada principalmente em ambientes digitais para atrair cliques por meio de títulos exagerados, sensacionalistas ou enganosos. O objetivo não é informar com precisão, mas gerar curiosidade ou choque suficiente para que o usuário acesse o conteúdo — que muitas vezes não corresponde ao que foi prometido. Essa prática compromete a credibilidade da informação, contribui para a disseminação de fake news e pode manipular emoções para fins comerciais, como aumentar visualizações, receita publicitária ou engajamento.
A criatividade renova os formatos de clickbait. É cada vez mais comum em redes sociais o corte de uma cena muito impactante de um filme, onde não se diz o nome do filme. Isso gera uma grande onde de perguntas sobre o nome do filme e uma onda de pessoas criticando a falta do nome do filme. Isso tudo ajuda a dar maior engajamento e normalmente há um link para o filme. Este link acessa um site com muitas propagandas e na verdade não dá acesso ao filme.
Outra forma é usar redes sociais com uma reticência onde na verdade há um link.
Por exemplo: “A morte de Fausto Silva Saiba mais…” A frase poderia terminar de várias maneiras, mas para isso você vai clicar em saiba mais e ser redirecionado a algo que provavelmente não é o que você imagina. A curiosidade é a grande força da estratégia clickbait.
CADERNOS ESPECIAIS
Cod. 07
ATENÇÃO
O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.
Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.
Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.
Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.
GIF ANIMADA
Cod. 01
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio,
Local de exibição: barra lateral direita da home page
OFERECIMENTO EM VÍDEO.
Cod. 06
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980 16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos.
O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.
Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.
BANNER BARRA
HORIZONTAL
Cod. 03
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page
BANNER LETTER
HORIZONTAL
Cod. 05
Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.
SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS 41 999-555-006
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.
Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.
BANNER LATERAL
QUADRADO
Cod. 05
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png
(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page
Cod. 04
TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png
(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*
A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page