ADVERTORIAL

Marketing para
Médicos, Clínicas
e Hospiais

A necessidade de marketing para a área médica

Em um ambiente competitivo onde o sucesso profissional não depende apenas de toda especialização, expertise e capacidade individual, mas também do reconhecimento destas qualidades pelo mercado, especialmente daqueles profissionais que empreendem sua carreira em consultórios, clínicas e hospitais, poderíamos dizer que não haveria necessidade de se falar em marketing na área médica, ou de justificá-lo. Mas isso não é verdade.

Em primeiro lugar porque a figura do médico sempre foi a de um benfeitor, heroico, desprovido de ambições materiais, cuja missão na terra é a de salvar vidas e aliviar sofrimentos.

Claro, este cenário está longe da realidade. Mas há ainda um código de ética e um compliance que juntos impedem que a competição dos profissionais médicos no mercado de trabalho seja tratada como nesta matéria: de forma direta e sem rodeios. Embora a competição seja inegável.

O marketing

Outro problema está na falta de compreensão do que é marketing e também do preconceito que o termo sofre junto a opinião pública, que liga este termo a uma série de ações para enganar, ludibriar, aproveitar-se do consumidor, do cliente e dai por extensão, do paciente.

Para entendermos um pouco mais sobre este tema o Gazeta 24 Horas conversou com um especialista nesta área, que também é autor de um best seller sobre marketing para médicos, clínicas e hospitais.

O especialista em marketing médico, Nelson Mascaro Junior, respondeu a diversas questões importantes sobre o marketing para médicos.

Questões importantes

G24h Se existem interpretações errôneas sobre o que é marketing, como ele poderia ser definido, especialmente para a classe médica?

NMJ Existem diversas definições para marketing ou melhor ainda, muitas formas de defini-lo. Não tão popular, mas sem dúvidas muito útil é a definição da American Marketing Association: “Marketing é uma função organizacional e um conjunto de processos que envolvem a criação, a comunicação e a entrega de valor para os clientes”.  

Esta é uma definição muito próxima da forma como o marketing médico lida com as necessidades do profissional ou instituição de saúde, sem ferir o código de ética.  É preciso que as ações de marketing busquem o reconhecimento do profissional junto ao mercado e que oriente clientes/pacientes que necessitam de profissionais de excelência, no caminho que levam a estes profissionais.

G24h O Código de Ética Médica proíbe o uso do marketing?

NMJ Basicamente o único marketing que encontra liberdade dentro do Código de Ética Médica e das resoluções do CFM (Conselho Federal de Medicina) é o marketing baseado em informações. Embora não exista qualquer referência a marketing em documentação do CFM, fica claro que informar ao paciente e a comunidade é desejável. E estas informações ainda devem estar em conformidade com alguns princípios, como por exemplo os Artigo XXIII do Capítulo I e de todos os artigos descritos no Capítulo XXIII que trata especificamente da Publicidade Médica.

G24h Mas o marketing não é para aumentar o número de pacientes e o número de atendimentos em um consultório ou clínica?

NMJ É comum encontrarmos, principalmente nas rede sociais, anúncios de marketing para médicos prometendo triplicar o número de agendamentos, manter a agenda do médico cheia por um ano e outras afirmativas estapafúrdias.  Em primeiro lugar é preciso entender que isso não é marketing. Em segundo lugar, digo isso aos médicos, que se ainda assim desejarem contratar estas empresas, atrele ao contrato de prestação de serviços o anúncio e a obrigação de cumprir em prazo determinado o que se promete no anúncio, sob pena de devolução de valores e multa.

É claro que uma boa estratégia de marketing vai direcionar um número maior de clientes/pacientes ao consultório, clínica ou hospital. É claro que o ticket médio deverá subir, pelo reconhecimento dos serviços e do profissional.  Afinal em um ambiente competitivo o que se busca é sempre o sucesso que neste caso implica em um número maior e qualificado de atendimentos.

G24h Hoje só se fala em marketing digital e redes sociais. Este é o único caminho?

NMJ É inegável a importância das redes sociais em praticamente todas as estratégias de marketing. E sim, o marketing digital (que é muito mais do só rede social) não pode ser negligenciado. Mas o marketing digital é apenas uma parte de estratégias complexas que resultam em possibilidades das mais dinâmicas ao crescimento profissional ou institucional, na área médica.  Não é fácil explicar aqui, em pouco texto, o que estou dizendo, pois as estratégias e os resultados destas podem ser melhores compreendidos com a leitura dos capítulos 6, 7, 8 e 9 do meu livro.

G24h Seu livro alcançou um status de best seller junto a comunidade médica. Hoje, sua influencia no LinkedIn, seguido por milhares de médicos, é notória. Pode nos falar um pouco sobre isto?

NMJ Fiquei cansado de um monte de bobagens que estavam postando em redes sociais… Vendendo algo que nem era marketing como se fosse marketing para médicos. Então coloquei nesta obra 30 anos de experiência em marketing e mais de 10 anos dedicados a área médica.  Confiei que o profissional sério poderia ler uma obra densa, teórico-prática, sobre algo que realmente está ligado a sua prática e lutas diárias, ilustrado com soluções reais. E deu certo.  Depois de diversos cursos e do sucesso de venda do livro, passei a ter um grande número de médicos seguidores no LinkedIn , é verdade. Tenho mais de 3000 médicos em grupos no Whatsapp. Todos debatendo o tema e encontrando soluções pelos cainhos que apontamos na obra. Sou muito grato pela confiança destes profissionais. Acho que publico pouco em redes sociais, mas respondo a muitos questionamentos. Estou sempre a disposição destes profissionais que encontram no livro os meios para contato.

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