Isenção do IR para quem ganha até R$ 5.000

Está previsto para as 11h30, no Palácio do Planalto a assinatura do projeto de lei que isenta o pagamento de Importo de Renda (IR) para pessoas físicas que ganham até 5.000,00 por mês.

Segundo o governo, com esta lei em vigor haverá renúncia fiscal de 27 bilhões de reais.

Esta renúncia fiscal tem sido recuperada pelo governo em diversas medidas que visam maior controle sobre o cidadão, quanto aos seus gastos, especialmente pela maior disciplina do sistema financeiro. O lançamento da moeda virtual também deverá disciplinar com mais vigor todo o sistema financeiro de forma a tornar absolutamente transparente e sobre o controle do governo, a movimentação financeira de cada indivíduo, em um futuro que parece cada vez mais próximo.

Há críticas políticas sobre a medida, que é uma promessa de campanha, que sai do papel em um momento em que a popularidade do governo Lula está em baixa histórica. Oposicionistas acusam a medida de ser populista.

O projeto ainda precisa passar pela Câmara dos Deputados e pelo Senado. Se aprovado, entrará em vigor a partir de 1º de fevereiro de 2026, o que significa que, este ano, pessoas nesta faixa de renda ainda não estão isentas do imposto.

Contato