Polêmica na educação do Paraná

A educação no Estado do Paraná tem passado por profundas modificações no governo de Ratinho Junior, o que tem agradado a muitos e também desagradado a outros. Entre as mudanças estão o programa Parceiros da Escola, que passa a gestão das escolas do estado a iniciativa privada. O outro programa é mudança da gestão das escolas para o modelo conhecido como Colégio Cívicos-Militares.

Parte da estratégia do governo é sustentar as mudanças baseadas na opinião pública. Por isso consultas às comunidades são realizadas.

A Secretaria de Estado da Educação do Paraná (Seed-PR) divulgou que realizará, nos dias 17 e 18 de novembro, consultas públicas nas escolas estaduais para discutir dois temas: ampliação dos Colégios Cívico-Militares (CCMs) e adesão ao programa Parceiro da Escola. 

Poderão participar pais, responsáveis e estudantes maiores de 18 anos, mediante apresentação de documento oficial com foto.

Cada colégio divulgará horários e locais da votação, que busca garantir transparência e participação social. A apuração será acompanhada pelas equipes regionais.

Colégios Cívico-Militares: 50 escolas de 34 cidades, reunindo 21,3 mil alunos, serão consultadas para possível ingresso no modelo em 2026. Não participam escolas noturnas, indígenas, quilombolas, conveniadas com APAE, entre outras. 

Atualmente, o Paraná conta com 312 CCMs, aprovados por mais de 89% de pais e 90% de professores, com fila de espera de 11 mil alunos. O sistema combina gestão civil e presença de militares da reserva.

Parceiro da Escola: 96 instituições, atendendo 44,5 mil estudantes em 78 municípios, estão aptas à consulta. O programa, implantado em 2025 e já presente em 82 colégios, transfere a gestão administrativa e de infraestrutura a empresas especializadas, permitindo que educadores foquem no ensino. Pesquisa mostra aprovação de mais de 86% dos pais, segundo o governo do Paraná.

Segundo o secretário Roni Miranda, o processo fortalece a escola ao colocar a comunidade no centro das decisões.

O OUTRO LADO:  Segundo publicação no site da APP-Sindicato, entidade que representa professores estaduais, “A propaganda do governo é mentirosa”.

Veja o que diz a publicação

Ratinho Jr quer entregar mais 97 escolas da rede pública estadual a empresas “amigas”, com a promessa de melhorias na estrutura e no funcionamento geral desses estabelecimentos. Mas,  observando as escolas privatizadas com o programa Parceiro da Escola, a realidade é bem diferente da propaganda do governo estadual. É o que acontece no Colégio Estadual Protásio de Carvalho, em Curitiba, onde o Parceiro da Escola foi imposto mesmo sem aprovação da comunidade escolar.

Na consulta, realizada no ano passado, não houve quórum suficiente para validar a votação, mas a Secretaria de Estado da Educação (Seed) decidiu implementar o programa mesmo assim. “Tentaram arrumar as quadras de esporte e ainda tem vários problemas, como salas de aula sem pintura, com goteiras e infiltrações, quadros de giz despadronizados e laboratório de ciências deficitário”, relata Raphael Zoccoli, professor de Geografia no Protásio desde 2016.

Os resultados do programa Parceiro da Escola estão muito longe do prometido antes da privatização. “A propaganda do governo é mentirosa. Uma das promessas era termos funcionários responsáveis pela segurança e não temos. As profissionais de Psicologia, Nutricionista e Serviço Social têm apenas um dia da semana em nossa escola, o que é insuficiente devido à demanda e sobrecarregando as profissionais”, afirma Zoccoli. 

Faltam funcionários(as) também nas equipes de limpeza e cozinha da escola, aponta Zoccoli. “Quando um funcionário falta, não há substituto e a escola transforma-se num caos. Só não sai de controle pois todos os que trabalham aqui entendem que devemos acolher e cuidar dos nossos estudantes”, diz.

Zoccoli conta que há falta também de professores(as), ao contrário do que prometeu Ratinho Jr. “Alguns se afastaram do trabalho por motivos de saúde, principalmente saúde mental. A promessa do governo foi que os estudantes não mais ficariam no pátio quando um professor faltasse, pois seriam atendidas por profissionais para não haver perda no aprendizado. No entanto, o que vemos é alguns funcionários, sem experiência ou formação pedagógica, entregando atividades como caça-palavras, cruzadinhas ou desenhos para colorir”, diz. 

Mais do que avaliar resultados, no entanto, o debate sobre a privatização deveria partir da escola que queremos, afirma Zoccoli. “Acredito que o debate sobre as privatizações dos serviços e setores estratégicos é muito mais profundo. A quem pertence a escola pública? Quem construiu e com que dinheiro? A resposta já sabemos. O que queremos saber é se um servidor público, como um governador ou deputado, tem o direito de vender o que é nosso”, indica.

Nesse contexto, a privatização é apenas a entrega desnecessária e inútil de dinheiro público a empresas privadas. “Não há necessidade de privatizar. O que há é a transferência de dinheiro público para empresas sem melhoria alguma na educação. Não há transparência dos contratos, nem do repasse do dinheiro, nem do investimento realizado pela empresa. Se essa verba pública viesse direto para a mão da comunidade já teríamos melhorado muito nossa infraestrutura”, conclui Zoccoli.

A APP-Sindicato organizou atos nesta semana em todo o Paraná contra a privatização e a militarização de mais escolas. No interior, dirigentes sindicais fizeram protestos em frente aos Núcleos Regionais de Educação e também protocolaram denúncias ao Ministério Público. “Vamos levar para a comunidade todos os nossos argumentos e desmentir a falácia que essa Secretaria tem feito sobre esse programa. Vamos defender a escola pública na sua gestão pública. Vamos dizer não mais uma vez, se é isso que a Seed quer ouvir”, destaca a presidenta da APP-Sindicato, Walkiria Mazeto.

Publicação original: https://appsindicato.org.br/a-propaganda-do-governo-e-mentirosa-alerta-professor-de-colegio-privatizado-por-ratinho-jr-em-curitiba/

Contato

mundo-pet-primeira-ed--dez-2023

CADERNOS ESPECIAIS

Cod. 07

ATENÇÃO

O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.

Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.

Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.

Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.

GIF ANIMADA

Cod. 01

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio, 
Local de exibição: barra lateral direita da home page

OFERECIMENTO EM VÍDEO. 

Cod. 06

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980  16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos. 

O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.

Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.

BANNER BARRA
HORIZONTAL

Cod. 03

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

BANNER LETTER
HORIZONTAL

Cod. 05

GRUPO MID


Gestão de redes sociais para profissionais

Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.

SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS  41 999-555-006

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.

  • TÍTULO: Nome da empresa.
  • CHAMADA: Máximo de 40 caracteres, contanto os espaços
  • DESCRIÇÃO: Máximo de 80 caracteres, contando espaços.
  • ASSINATURA: Máximo de 55 caracteres, incluindo espaços.

Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.

BANNER LATERAL
QUADRADO

Cod. 05

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

6cce0e20-8a01-4c5d-8ee2-fea3594e4470
BANNER LATERAL VERTICAL

Cod. 04

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page