Turismo em Curitiba: Lazer supera negócios

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu, nesta segunda-feira (10), o presidente do Instituto Municipal de Turismo (IMT), Rodrigo Swinka, e o secretário de Comunicação Social, Marc Sousa, para a apresentação dos novos dados do setor e da campanha Partiu Curitiba, que reposiciona a capital como destino turístico nacional e internacional. No ano passado, pela primeira vez, o turismo de lazer superou o de negócios na cidade, confirmando uma tendência de crescimento que levou o fluxo de visitantes de 5,8 milhões, em 2018, para 8,2 milhões em 2024.

De acordo com a Pesquisa de Demanda Turística 2024, realizada pelo IMT, a maior parte dos turistas vem de São Paulo (25%), do interior do Paraná (16%) e de Santa Catarina (11,7%). Do total, 2,9% são estrangeiros, o que equivale a 237 mil visitantes. A pesquisa mostra ainda que 54,2% se hospedam na rede hoteleira, 28,7% pernoitam na casa de amigos e 10,7% optam por locações temporárias. A maioria chega a Curitiba de automóvel (61,5%), avião (19,2%) ou ônibus (13,1%), permanecendo cerca de 3,9 dias, com gasto médio diário de R$ 409,30 por pessoa.

Ao apresentar os dados, Swinka destacou o Portal do Turismo Inteligente (Poti), plataforma digital que concentra indicadores e análises sobre o setor. Segundo ele, “hoje Curitiba é referência nacional como Destino Turístico Inteligente. Exportamos nossa tecnologia e nossa capacidade de gestão para o Brasil inteiro”. O presidente do IMT explicou que a cidade busca atingir o nível de excelência no modelo DTI, com certificação internacional, e reforçou que “Curitiba está pronta para receber o turista”. “Temos esse perfil de atender bem, de cuidar bem de quem vem nos visitar”, disse.

Natal 2025: Curitiba terá 44 atividades neste ano, de novembro a janeiro

Durante a exposição, Swinka relatou que o Natal de Curitiba é um dos principais motores do turismo local. “Tudo isso a gente tem feito para tornar o melhor Natal e o Natal mais seguro do Brasil. Hoje estamos nos consolidando com o maior Natal do país”, afirmou. No último ciclo natalino, entre 22 de novembro de 2024 e 6 de janeiro de 2025, a Prefeitura promoveu 180 atrações, com público estimado de 2,28 milhões de pessoas e 97% de aprovação nas pesquisas de satisfação. Deste público, 230 mil eram turistas estrangeiros.

Neste ano, os representantes da Prefeitura de Curitiba anunciaram 44 dias de festividades, com a chegada do primeiro espetáculo da Disney no Brasil. Segundo Rodrigo Swinka, “a Disney é uma atração super importante, que tem colocado Curitiba em um cenário nacional”. Ele destacou que a parceria “atraiu bastante o público para conhecer o nosso estande e saber mais sobre o que Curitiba tem” nas feiras do setor das quais a cidade tem participado. Em 2025, foram 74 eventos nacionais e internacionais, como o Salão Nacional do Turismo e a WTM Londres.

Um dos eventos mais populares de Curitiba, o natal no Palácio Avenida.

“Tá quente, tá frio”: nova campanha Partiu Curitiba é apresentada aos vereadores

Depois de Swinka, o secretário de Comunicação, Marc Sousa, apresentou a nova campanha Partiu Curitiba, desenvolvida em parceria com o IMT. A iniciativa inclui uma marca turística própria, filme promocional, ações com influenciadores, campanha interna para os curitibanos e ampla divulgação pela imprensa. “Falar de comunicação na questão do turismo é ainda melhor, porque é um assunto que sai do dia a dia atribulado, com tantas notícias ruins, e traz um tema gostoso, que é falar e vender a nossa cidade”, afirmou.

Sousa explicou que a campanha busca reforçar o orgulho local e despertar o interesse de novos visitantes, unindo criatividade e identidade curitibana. “O prefeito nos deu a missão de reposicionar Curitiba no cenário turístico nacional, porque ele quer que o Brasil olhe para Curitiba com essa vontade de nos conhecer”, disse o secretário, acrescentando que “não é só uma questão de falar bem de Curitiba, é ter uma marca que venda Curitiba e tudo o que ela tem a oferecer para quem quer viajar”.

Com o conceito inspirado no clima imprevisível da cidade — as “quatro estações em um só dia” —, a campanha pretende mostrar Curitiba como destino de experiências autênticas. “A gente precisa de uma narrativa que venda Curitiba como destino e que venda Curitiba como um lugar legal, de todos os climas, e que inspire as pessoas a virem pra cá”, observou Sousa. “Turismo é uma indústria sem chaminé; o dinheiro que recolhemos com o ISS no turismo volta para os cofres públicos em forma de serviços, de mais investimento na cidade”, destacou.

Contato

mundo-pet-primeira-ed--dez-2023

CADERNOS ESPECIAIS

Cod. 07

ATENÇÃO

O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.

Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.

Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.

Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.

GIF ANIMADA

Cod. 01

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio, 
Local de exibição: barra lateral direita da home page

OFERECIMENTO EM VÍDEO. 

Cod. 06

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980  16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos. 

O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.

Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.

BANNER BARRA
HORIZONTAL

Cod. 03

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

BANNER LETTER
HORIZONTAL

Cod. 05

GRUPO MID


Gestão de redes sociais para profissionais

Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.

SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS  41 999-555-006

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.

  • TÍTULO: Nome da empresa.
  • CHAMADA: Máximo de 40 caracteres, contanto os espaços
  • DESCRIÇÃO: Máximo de 80 caracteres, contando espaços.
  • ASSINATURA: Máximo de 55 caracteres, incluindo espaços.

Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.

BANNER LATERAL
QUADRADO

Cod. 05

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

6cce0e20-8a01-4c5d-8ee2-fea3594e4470
BANNER LATERAL VERTICAL

Cod. 04

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page