Globo inaugura primeira estação piloto da DTV+ no Brasil

A Globo anunciou a inauguração da primeira estação piloto da DTV+ no Brasil. Nesse sentido, a emissora diz que esse projeto tem caráter científico e experimental e o seu lançamento aconteceu nesta terça-feira (29) no Rio de Janeiro, com objetivo de aprimorar a arquitetura e testar modelos. O movimento celebra 100 anos de história e 60 anos de TV Globo.

Em geral, outro plano mencionado pela empresa é estimular o desenvolvimento do novo modelo de TV aberta no país, a partir de uma licença temporária concedida pelo Ministério das Comunicações e Anatel. A companhia deseja contribuir para inserir a TV aberta na economia digital, aderindo a atributos como gratuidade, alcance e qualidade.

O que é DTV+

Digital TV Plus, nada mais é do que a incorporação de funções hoje conhecidas em TVs digitais já existentes, mas distribuídas pela internet.  Com o uso da internet é possível interagir com o canal, bem como o canal pode utilizar dados do usuário para direcionar programação e publicidade.

A demonstração das funções da DTV+ mostraram uma experiência de navegação personalizada para quem assiste. Com o uso de um aplicativo, o usuário consegue configurar o tipo de áudio que deseja ouvir, como de apenas uma torcida em uma partida de futebol, além de acessar um menu interativo com enquetes, replays, estatísticas e mais.

Quanto à publicidade, essa novidade permite a abertura de novas possibilidades para conectar marcas e clientes. Por exemplo, será possível implementar anúncios transmitidos com segmentação geográfica, mensagens personalizadas para públicos específicos e experiência do Dynamic Ad Insertion (DAI).

A grande diferença entre a DTV+ e as transmissões atuais, no momento, estão focadas em equipamentos. Para ter acesso a DTV+ é preciso ter um equipamento acessório ligado à TV (veja foto). 

Mas isto deve ser provisório, pois as smart TVs em breve devem começas a trazer funções compatíveis.

Imagem de teste da DTV+ (em destaque conversor da Globo).

Há vantagens para o expectador?

Ainda não está claro quais as vantagens reais para os expectadores, no entanto os produtores de conteúdo, à medida em que o sistema se desenvolver, poderão produzir conteúdos que se beneficiem das funções, tornando o sistema mais atraente ao expectador.

Quais são as vantagens para as emissoras

Em primeiro lugar é uma resposta a crescente fuga da audiência para canais digitais via web. Cada vez mais as pessoas estão utilizando conteúdos digitais pela internet do que assistindo canais de TV aberta.

O primeiro benefício imediato e uma grande abertura na possibilidade de direcionar comerciais para públicos específicos e por área mais controlada. O que representa um ganho substancial em publicidade.

O equipamento acessório que no estágio atual será obrigatório, poderá ser comercializado pela emissora ou por terceiros. 

Para quem tem mais de 40 anos, talvez um bom exemplo de como isto funcione, é lembrar de quando era preciso, além do televisor, comprar um aparelho de UHF. Com o tempo os televisores passaram a incorporar esta tecnologia e o aparelho deixou de ser necessário.

É uma boa notícia para os expectadores?

Sim, é uma ótima notícia para os expectadores. Primeiro porque sai do papel um plano que já estava sendo elaborado desde antes da pandemia, mas que ainda não estava pronto para ser colocado à disposição da população.

Trata-se de um avanço tecnológico, que deverá nos próximos anos chegar a todo território nacional. Mas no momento o sinal da estação piloto da Globo estará inicialmente restrito ao Rio de Janeiro, cobrindo parte da Zona Sul e Barra da Tijuca por meio de receptores próprios. A expectativa é que o lançamento das estações comerciais de DTV+ comece pelo estado carioca e por São Paulo, visando a Copa do Mundo 2026.

Tecnologia

O ATSC 3.0 é um padrão de televisão digital terrestre que também oferece melhor qualidade de imagem e som, e é uma evolução do padrão de TV digital já existente. Países como os Estados Unidos e a Coreia do Sul estão a implementar ou testar o ATSC 3.0, e outros países como o Japão e outros estão a avançar na adoção deste padrão. Tanto o DTV+ quanto o ATSC 3.0 oferecem melhor qualidade de imagem e som, além de recursos interativos como quizes e compras via controle remoto.

Em resumo, o DTV+ no Brasil é apenas uma das muitas denominações e implementações do padrão ATSC 3.0, que está a ser adotado em outros países como a forma de evolução da televisão digital terrestre, com melhorias significativas na qualidade de imagem, som e recursos interativos.

Contato

mundo-pet-primeira-ed--dez-2023

CADERNOS ESPECIAIS

Cod. 07

ATENÇÃO

O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.

Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.

Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.

Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.

GIF ANIMADA

Cod. 01

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio, 
Local de exibição: barra lateral direita da home page

OFERECIMENTO EM VÍDEO. 

Cod. 06

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980  16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos. 

O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.

Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.

BANNER BARRA
HORIZONTAL

Cod. 03

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

BANNER LETTER
HORIZONTAL

Cod. 05

GRUPO MID


Gestão de redes sociais para profissionais

Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.

SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS  41 999-555-006

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.

  • TÍTULO: Nome da empresa.
  • CHAMADA: Máximo de 40 caracteres, contanto os espaços
  • DESCRIÇÃO: Máximo de 80 caracteres, contando espaços.
  • ASSINATURA: Máximo de 55 caracteres, incluindo espaços.

Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.

BANNER LATERAL
QUADRADO

Cod. 05

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

6cce0e20-8a01-4c5d-8ee2-fea3594e4470
BANNER LATERAL VERTICAL

Cod. 04

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page