Durante a campanha presidencial e mesmo depois de eleito o presidente dos EUA, Donald Trump afirmou diversas vezes que ele acabaria com a guerra entre Rússia e Ucrânia em apenas um dia.
Com uma condução desastrosa no campo diplomático, destratando o presidente ucraniano, cedendo a promessas do presidente russo, fazendo reuniões para a promoção de acordos de paz sem a presença de um dos lados, desejando ganhar acesso a recursos naturais da Ucrânia no processo, sem dar garantias de paz e isolando-se das nações europeias… Esta foi a forma com que Donald Trump tentou negociar a paz. Seu discurso em todas as ocasiões foi de poder e arrogância.
Agora, com noventa dias de mandato, após promessas de cessar fogo, reuniões sem acordo, Trump deixa o tema em segundo plano, como quem diz, eu tentei, eu tentei…
De fato ele tentou acabar com a guerra, usado de uma diplomacia e de negociações no tom que aqui descrevemos, sem respeitar a história da Ucrânia e seu presidente e acreditando que Putin era um ingênuo.