ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Vasectomias pelo SUS aumentam 97% no Paraná

O aumento de 97% em vasectomias no Paraná, foi registrado pelo SUS entre 2022 e 2023. A vasectomia é um procedimento cirúrgico que impede os homens de terem filhos.

O aumento foi registrado após a mudança de legislação. Uma das principais alterações está no fato de que agora o homem não precisa mais de autorização de sua esposa para fazer a cirurgia. Da mesma forma, a esposa não precisa de autorização do marido para fazer a laqueadura (processo contraceptivo em mulheres). Anteriormente, tanto vasectomia quanto laqueadura precisavam da autorização do parceiro ou parceira.

O Sistema de Informações Hospitalares e Ambulatoriais do SUS revela que, em 2023, o Paraná teve 8.274 vasectomias realizadas. Em 2022, o registro foi de 4.183 cirurgias pelo SUS. Os dados são do Ministério da Saúde.

O aumento de vasectomias no Paraná no ano passado superou a procura nacional pela cirurgia, que também teve crescimento. Em 2022, foram 67.799 vasectomias no país, enquanto em 2023 foram 95.470 procedimentos – um crescimento de 43%. Antes da cirurgia pelo SUS, o interessado é questionado diversas vezes por equipes do SUS se deseja, de fato, fazer o procedimento.

A vasectomia ainda é assunto com muitas dúvidas entre os homens.

A vasectomia, embora segura, desperta ainda muitas dúvidas em homens. As principais perguntas são:  Como ela é feita? Como é a cirurgia e a recuperação do paciente? A partir de que idade pode ser feita? Ela afeta o desempenho sexual? Ainda terei ejaculação? Se eu me arrepender e voltar a querer ter filhos, a cirurgia é reversível?

Para responder a todas estas perguntas, a equipe do Gazeta 24 Horas, selecionou um vídeo do canal UROLOGIA & SAÚDE, onde o médico urologista, Dr. Angelo Palma Contar, além de responder a todas estas questões, dá outras informações em uma verdadeira “consulta online”.

Muitas justificativas foram apontadas para a decisão dos homens. Uma delas é o aspecto econômico. Ter filhos implica em um custo que muitos não querem ampliar, pois já possuem filhos e têm orçamento limitado. A decisão foi facilitada pela mudança na legislação.

Contato