ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Milei avança com reformas e apoio dos deputados

 Câmara de Deputados da Argentina aprovou nesta terça-feira (30) a Lei de Bases, um novo projeto de reformas econômicas e do Estado do presidente do país, Javier Milei.

Desta vez, para garantir a aprovação, Milei fez concessões a potenciais aliados para conseguir que um texto legislativo fosse aprovado. Agora, os deputados votarão pontos específicos do projeto, que, em seguida, passará para o Senado. O projeto foi aprovado por 142 votos a favor, 106 contra e cinco abstenções. Foram 20 horas de debate, que começou na noite de segunda-feira (29) e entrou na madrugada e na manhã desta terça.

Essa nova reforma trabalhista, é muito mais enxuta. O número de artigos diminuiu de 60, no “decretaço”, para 17 nessa proposta aprovada.

Javier Milei – Presidente da Argentina.

O governo desistiu de medidas que restringiam o poder dos sindicatos e que poderiam ser um motivo de conflitos. Por exemplo, um desses artigos que ficaram pelo caminho era uma restrição ao direito de greve de atividades consideradas essenciais, e outra acabava com uma contribuição obrigatória que os trabalhadores não sindicalizados pagavam aos sindicatos.

Milei agradece em rede social

O presidente Javier Milei publicou um texto em seu perfil na rede social X (antigo Twitter) para comentar a aprovação dos projetos.

Ele afirma que “o gabinete do presidente” comemora a aprovação da lei na Câmara dos Deputados e reconhece o trabalho dos deputados que colaboraram na elaboração das reformas. Ele também voltou a usar algumas das palavras-chave que ele emprega em seus discursos: “O povo argentino precisa de representantes dispostos a terminar com os privilégios da casta e da república corporativista. A regência dos protetores do status quo acabou em 10 de dezembro (dia em que ele mesmo assumiu o governo)”, afirma-se no texto.

Contato