ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Atualizada as 12h 29min.

Elon Musk faz postagem forte contra Alexandre de Moraes e Lula

Na última semana o milionário e dono da rede social “X”, Elon Musk, tem ganho espaço da mídia, em todo o mundo, pelas críticas que tem feito ao Brasil, especialmente ao ministro Alexandre de Moraes, acusando-o de censura nas redes sociais, após o ministro determinar a retirada de conteúdos do “X”.

Postagem de Elon Musk no “X” em 09/04/24.

Hoje a postagem de Elon colocou mais lenha nesta fogueira, incluindo críticas ao presidente brasileiro.  No post, em uma tradução livre, ele diz: “Como Alexandre de Moraes se tornou o ditador do Brasil? Ele tem Lula na coleira “

A postagem agressiva e desrespeitosa foi suficiente para inflamar de novo a polarização nas redes sociais.

A polarização nas redes sociais que tendia a uma diminuição nos últimos meses, ganhou nova força, provocando de novo atrito social, o que em nada contribui para o processo democrático.

Por outro lado, a total liberdade de expressão nas redes sociais ganhou força, indo contra a posição do STF.

Nesta escalada de ofenças proferidas por Elon Musk e postagens que afirmam que ele não irá acatar as determinações da justiça brasileira, apontam para a retirada da rede social “X” do Brasil. Musk inclusive já admitiu esta possibilidade e o fato de continuar a publicar sobre este assunto, mostra que ele não está se importando em deixar o Brasil e os milhões de usuários da rede “X” por aqui.

A rede “X” tem aproximadamente 22 milhões de usuários no Brasil. Se a rede social for banida do país os usuários não poderão mais acessar suas contas através da rede brasileira. 

Diante de possíveis restrições judiciais, o empresário sugere mecanismo para garantir a continuidade do serviço aos usuários brasileiros.

Na noite do último domingo, 7 de abril, Elon Musk, fez uma recomendação expressa aos usuários brasileiros da rede: a adoção de VPN (Virtual Private Network) como estratégia para manter o acesso ao serviço, em face de um possível bloqueio judicial no país.

A orientação veio por meio de uma publicação na própria plataforma, em que Musk endossava o conselho de outro usuário, enfatizando a importância da medida para a continuidade do acesso no Brasil. “Para garantir que você ainda possa acessar a plataforma X, baixe um aplicativo de rede privada virtual (VPN)”, destacou o empresário em sua mensagem. O que demonstrou a firme posição de Musk em enfrentar o poder judiciário brasileiro e burlar qualquer medida que venha a tomar.

Contato