Dia: 30 de outubro de 2025

  • Hoje é dia daquelas que cuidam da alimentação de nossos filhos

    Hoje é dia daquelas que cuidam da alimentação de nossos filhos

    Hoje é dia daquelas que cuidam da alimentação de nossos filhos

     Todos os dias, antes mesmo do sinal tocar, milhares de mulheres já estão de avental, mãos na massa e coração aberto. São elas, as merendeiras escolares, que com dedicação, afeto e talento, alimentam não apenas o corpo, mas também o bem-estar e a aprendizagem de milhões de crianças e adolescentes.

    No Paraná, mais de 4 mil cozinheiras e cozinheiros atuam em mais de 2 mil escolas estaduais, preparando diariamente mais de 1,5 milhão de refeições. Em colégios de meio período, são três refeições por dia; nos integrais, cinco. Por trás de cada prato servido, há cuidado, técnica e, acima de tudo, amor.

    A maioria dessas profissionais são mulheres — muitas delas imigrantes, como as cubanas que hoje integram a equipe do Colégio Estadual Leôncio Correia, em Curitiba. Mabel Antunes Vazquez, por exemplo, era professora e empresária em Cuba. No Brasil, encontrou na cozinha escolar um novo propósito. “Aprendemos todos os dias”, diz ela. “Me sinto realizada com o reconhecimento dos alunos e por estar próxima da família.”

    Ao lado de Mabel, outras conterrâneas com formação em áreas como Informática e Comunicação Social também se reinventaram como merendeiras. Com apoio da comunidade escolar, buscam validar seus diplomas no Brasil — um exemplo de como a escola pública pode ser espaço de acolhimento e transformação.

    Joseli Chiquitti, que veio da área de restaurantes, se emociona ao ver a alegria dos alunos diante da comida. Ivani Souza, há 14 anos na função, resume o segredo do sucesso: “O segredo é cozinhar com amor. Até quem não gosta de cebola acaba gostando”, brinca.

    4 mil cozinheiras cuidam da alimentação escolar no Paraná
    Foto: Lucas Fermin/SEED-PR

    Essas mulheres não apenas executam cardápios elaborados por nutricionistas — elas os transformam em experiências afetivas. São também fonte de informação valiosa sobre o que os alunos gostam ou rejeitam, ajudando a aprimorar continuamente a alimentação escolar.

    Em 2024, um concurso estadual reuniu 524 receitas criadas por merendeiras. Cem delas foram selecionadas para um livro assinado pela chef paranaense Manu Buffara, reconhecida mundialmente. A receita vencedora — charuto recheado com arroz cozido em caldo de feijão — foi criada por Clarice Iaciuk Costa Rosa, de Prudentópolis, cidade com a maior colônia ucraniana do Brasil e Capital Nacional do Feijão Preto. Clarice ouviu os alunos, pesquisou a cultura local e criou um prato que é puro afeto em forma de comida.

    Neste 30 de outubro, Dia da Merendeira Escolar, o que se celebra não é apenas uma profissão. É um gesto diário de cuidado com a infância, com a educação e com o futuro. Que cada colher servida por essas mãos generosas continue sendo um ato de amor e resistência.

    Contato

  • O que disse Lula, sobre as mortes no Rio de Janeiro

    O que disse Lula, sobre as mortes no Rio de Janeiro

    O que disse Lula, sobre as mortes no Rio de Janeiro

    Pela primeira vez, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se pronunciou sobre a megaoperação policial realizada nos complexos do Alemão e da Penha, no Rio de Janeiro, que resultou em mais de 120 mortes — a mais letal da história do estado. Em uma publicação nas redes sociais, Lula destacou a necessidade de uma ação coordenada para combater o crime organizado sem colocar em risco a vida de policiais, crianças e famílias.

    “Não podemos aceitar que o crime organizado continue destruindo famílias, oprimindo moradores e espalhando drogas e violência pelas cidades”, afirmou o presidente.

    Lula ressaltou os esforços do governo federal para apoiar o estado do Rio de Janeiro e defendeu a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, que visa integrar as forças policiais federais, estaduais e municipais.

    “Com a aprovação da PEC da Segurança, que encaminhamos ao Congresso Nacional, vamos garantir que as diferentes forças policiais atuem de maneira conjunta no enfrentamento às facções criminosas”, declarou.

    Corpos encontrados na mata, após megaoperação, foram enfileirados em praça pública.

    A proposta está em tramitação na Câmara dos Deputados, com expectativa de apresentação do relatório na primeira semana de dezembro.

    Mais cedo, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, também se manifestou, criticando a falta de colaboração do governo estadual com os esforços federais para sufocar financeiramente as facções. Segundo ele, é essencial uma atuação conjunta entre os entes federativos para atingir o “andar de cima” do crime organizado.

    “Precisamos entender que isso não é um palanque eleitoral, é uma disputa contra o crime”, concluiu Haddad.

    Contato

  • A Guerra de Drones: Como a Ucrânia redefiniu o conflito com tecnologia de baixo custo

    A Guerra de Drones: Como a Ucrânia redefiniu o conflito com tecnologia de baixo custo

    A Guerra de Drones: Como a Ucrânia redefiniu o conflito com tecnologia de baixo custo

    Na madrugada desta quarta-feira, a Ucrânia lançou mais uma ofensiva com drones contra a infraestrutura energética da Rússia, atingindo refinarias, usinas de gás e zonas industriais em diversas regiões, incluindo Mari El, Ulyanovsk, Stavropol e até Moscou. Segundo o Ministério da Defesa russo, foram interceptados 100 drones ucranianos em uma única noite.

    O ataque, parte de uma estratégia que se intensificou nos últimos meses, revela uma mudança radical na dinâmica da guerra: a ascensão dos drones como armas de impacto estratégico, capazes de causar danos significativos com custos muito inferiores aos dos sistemas bélicos tradicionais.

    Tecnologia acessível, resultados surpreendentes

    Enquanto mísseis balísticos e aviões de combate exigem investimentos milionários, os drones utilizados pela Ucrânia — muitos deles adaptados comercialmente — têm se mostrado eficazes em atingir alvos críticos, como depósitos de combustível, refinarias e instalações industriais. Um exemplo recente foi o ataque à fábrica de produtos químicos Stavrolen, parte do grupo russo Lukoil.

    “Com um orçamento limitado, a Ucrânia está conseguindo paralisar aeroportos, provocar incêndios em instalações estratégicas e levar o conflito até o coração da Rússia”, comenta um analista militar europeu.

    Drones são extremamente baratos em relação aos armamentos tradicionais, e estão desequilibrando a guerra.

    Moscou sob pressão

    Pela terceira noite consecutiva, drones ucranianos foram enviados à capital russa, forçando o fechamento temporário de três dos quatro aeroportos de Moscou. Embora a maioria dos drones tenha sido interceptada, o impacto psicológico e logístico é evidente: a guerra deixou de ser distante para os russos.

    Uma nova era de guerra assimétrica

    O uso intensivo de drones marca uma virada na guerra moderna. A Ucrânia, que no início do conflito era vista como tecnologicamente inferior, agora demonstra que inteligência tática e inovação podem superar poderio convencional.

    “A guerra de drones é a guerra da criatividade contra o orçamento”, resume um especialista em defesa da OTAN.

    Contato

  • Elenco dos espetáculos do Natal de Curitiba 2025 inicia preparativos para a temporada

    Elenco dos espetáculos do Natal de Curitiba 2025 inicia preparativos para a temporada

    Elenco dos espetáculos do Natal de Curitiba 2025 inicia preparativos para a temporada

    Nos bastidores, o Natal de Curitiba – Juntos, o Inesquecível Acontece já começou para artistas, produtores, diretores e profissionais envolvidos nos espetáculos. A programação estreia no dia 24 de novembro e terá mais de 150 experiências e espetáculos pensados para toda a família.

    A Fundação Cultural de Curitiba é responsável pela produção da maior parte dos eventos e iniciou a contratação de cerca de 700 profissionais das áreas artística e técnica, que atuarão em 35 espetáculos e 340 apresentações por toda a cidade.

    “Em cada um desses espetáculos, além dos elencos, há contrarregras, iluminadores, cenógrafos, figurinistas, sonoplastas, produtores e diversos outros profissionais envolvidos. É um verdadeiro exército criativo que trabalha nos bastidores para que o público viva intensamente a magia do Natal”, explica o presidente da Fundação Cultural de Curitiba, Marino Galvão Júnior.

    Textos

    Nesta terça-feira (28/10), parte do elenco do espetáculo Abrace o Mundo, um dos destaques da programação, se reuniu com o diretor de Ação Cultural da FCC, João Luiz Fiani, no auditório do Solar da Cultura, no Largo da Ordem. Fiani distribuiu os textos para os artistas e definiu os personagens.

    “Abrace o Mundo será um dos grandes espetáculos do Natal de Curitiba nesta edição. Ele vai reunir um grande elenco de atores, atrizes e bailarinos que vão se apresentar na Praça Santos Andrade, em um show de iluminação, música e dança para contar uma linda história de Natal”, destaca Fiani.

    A estreia será no dia 27 de novembro e ficará em cartaz até 23 de dezembro. Em cena estarão cerca de 50 atores e bailarinos que se apresentam em frente ao prédio histórico da Universidade Federal do Paraná. 

    Outras atrações

    Além de Abrace o Mundo, a Fundação Cultural de Curitiba é responsável por produzir outros 34 espetáculos que compõem a programação do Natal de Curitiba 2025. Os espetáculos, a maioria com novos figurinos e produções, acontecerão em diversos cartões-postais: Passeio Público, Largo da Ordem, Ruínas de São Francisco, Memorial Paranista, Regionais, Jardim Botânico, Praça Santos Andrade e Parque Tanguá, onde será realizado o tradicional e apoteótico encerramento.

    Os números dão a dimensão do desafio e da grandiosidade de se produzir tantos eventos ao mesmo tempo. Os espetáculos de maior elenco incluem o Parque Tanguá, com 105 pessoas; o Memorial Paranista, com 70; o Jardim Botânico, com 60; a Praça Santos Andrade, com 50; o Largo da Ordem, com 43; o Parque Náutico, com 40; e o Passeio Público, com 34 participantes.

    Alguns dos espetáculos natalinos que estão sendo produzidos pela Fundação Cultural

    A Inesquecível Fábrica de Emoções
    Espetáculo de abertura do Natal de Curitiba 2025. O Teatro Guaíra ganhará um palco externo, na Rua Conselheiro Laurindo, voltado para a Praça Santos Andrade. As encenações começam em 24 de novembro, em um show que reúne artistas e uma impressionante projeção mapeada na fachada do Teatro. Na peça, Papai Noel, ao perder a inspiração para criar presentes, embarca em uma viagem com seus fieis assistentes, duendes e elfos, para buscar reacender a magia perdida. 
    Datas: 24 de novembro a 23 de dezembro
    Dias e horários: 24, 25, 26 e 28 de novembro; 1º a 6, 8 a 11 e 21, 22 e 23 de dezembro, 21h
    Local: em frente ao Teatro Guaíra (Praça Santos Andrade – Centro)

    O Natal é a Arte que Dá Sentido à Vida – Largo da Ordem
    Grande cortejo natalino de Curitiba, o espetáculo do Largo da Ordem percorre as ruas históricas com música, teatro e poesia, recontando o nascimento de Jesus Cristo. Papai Noel, Mamãe Noel, anjos, os Três Reis Magos em tamanhos gigantes e um presépio vivo formam um percurso iluminado que celebra fraternidade, união e esperança, culminando com fogos de artifício de efeitos cênicos e a tradicional canção Noite Feliz.
    Datas: 26, 27, 30 de novembro; 1, 2 e 3 de dezembro
    Dias e horários: quinta e sexta-feira, 20h; segunda a quarta-feira, 20h15
    Local: Largo da Ordem, Centro Histórico

     

    Elenco dos espetáculos do Natal de Curitiba 2025 inicia ensaios e preparativos para a grande temporada. Curitiba, 29/10/2025. Foto: Cido Marques/FCC

    Auto dos Anjos da Anunciação e a Grande Alegria do Nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo – Regionais de Curitiba
    Espetáculo itinerante voltado ao público infantil, apresenta de forma lúdica e poética a história do nascimento de Jesus. Com diálogos rimados, coreografias e canções, os anjos narram desde a anunciação até o presépio vivo, encerrando com a chegada de Papai e Mamãe Noel e a cantoria coletiva de Noite Feliz.
    Datas: 1º a 12 de dezembro
    Dias e horários: segunda a sexta, às 15h
    Local: Ruas da Cidadania

    Grande Cantata de Natal do Memorial Paranista
    Realizada na escadaria do Memorial Paranista, a cantata reúne um coral de 62 vozes e 12 músicos sob regência do maestro Alexandre Mousquer. O espetáculo celebra as origens e o simbolismo das músicas natalinas com clássicos como Oh Holy Night e Hallelujah, encerrando com fogos de artifício e a aparição de Maria, José e Jesus, em um clima de fé e confraternização.
    Datas: 16 a 21 de dezembro
    Dias e horários: terça a domingo, 19h
    Local: Memorial Paranista (Parque São Lourenço), São Lourenço

    Drive-thru do Parque Náutico
    Um dos formatos mais originais do Natal de Curitiba, o Drive-thru do Parque Náutico leva o público a um caminho pelas cenas natalinas, dentro de seus veículos. Em meio à natureza, o percurso reúne estações temáticas com corais, anjos, papais noéis e o presépio vivo. A iluminação é um dos destaques, assim como a música.
    Datas: 12 a 21 de dezembro
    Dias e horários: segunda a domingo, 19h, 20h e 21h
    Local: Parque Náutico, Alto Boqueirão

    Um Sonho de Natal na Ilha da Ilusão – Passeio Público
    No cenário encantado da Ilha da Ilusão, o espetáculo mistura teatro, música e poesia para contar histórias natalinas com humor e ternura. Papai Noel, seus ajudantes e uma simpática família de capivaras protagonizam a narrativa sobre sonhos e união. A apresentação se completa com barcos iluminados, anjos e a grande Árvore de Natal refletida nas águas do Passeio Público.
    Datas: 29 de novembro a 23 de dezembro
    Dias e horários: terça a domingo, 19h15
    Local: Passeio Público, Centro

    Ópera de Natal do Parque Tanguá – Juntos o Inesquecível Acontece
    Encerrando o Natal de Curitiba, o espetáculo do Parque Tanguá apresenta uma grandiosa montagem com elenco de atores, cantores, bailarinos e artistas circenses. Inspirada na estética da Broadway, a obra une música, dança e luz para recontar o nascimento de Jesus e celebrar o amor e a esperança. O evento termina com um show de fogos sobre o Belvedere e o encontro simbólico entre artistas e público.
    Datas: 19 a 23 de dezembro
    Dias e horários: sexta a terça-feira, às 19h30
    Local: Parque Tanguá, Taboão

    O Sonho do Papai Noel – Jardim Botânico
    O espetáculo ao ar livre O Sonho do Papai Noel vai levar ao Jardim Botânico música, dança e luzes. O Bom Velhinho e seus duendes, preocupados com as tristezas que acontecem no mundo (fome, desigualdade e guerras), buscam a construção de um lugar melhor. A apresentação é um musical com figurinos impactantes, ritmos modernos, projeções e show de luzes.
    Datas: 9 a 21 de dezembro
    Dias e horários: terça a domingo, 19h30
    Local: Jardim Botânico

    Contato

mundo-pet-primeira-ed--dez-2023

CADERNOS ESPECIAIS

Cod. 07

ATENÇÃO

O que você está vendo ao lado NÃO é a imagem do seu anúncio, mas sim a capa de um dos cadernos especiais.

Anúncios em cadernos especiais: Os anúncios em cadernos especiais podem ter formatos variados, incluir entrevistas, formato advertorial e muito mais.

Por isso é importante entrar em contato com nosso consultor(a), que vai orientá-lo na forma de contratação e formatos disponíveis.

Se você ainda não conhece os CADERNOS ESPECIAIS do Gazeta 24 Horas, clique no botão abaixo para conhecer.

GIF ANIMADA

Cod. 01

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:865 x 865
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: mp4
Tempo máximo 5 segundos (sem áudio)
Loop infinito, sem controles de exibição, sem botões de download
Tamanho máximo do arquivo: 850kb

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem em vídeo, sem áudio, 
Local de exibição: barra lateral direita da home page

OFERECIMENTO EM VÍDEO. 

Cod. 06

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Enviar arte única em formato jpg ou png ou animação full HD 1920×1980  16×9 (horizontal). Tempo máximo de exibição: 5 segundos. 

O texto é sempre o mesmo – assista ao vídeo do lado.

Vídeo produzido diariamente. Postado na home do Gazeta 24 horas, no canal YouTube, compartilhado nas redes sociais. Pode ser compartilhado a partir do yutube nas redes sociais do cliente.

BANNER BARRA
HORIZONTAL

Cod. 03

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1200 x 220
Orientação: Horizontal
Tipo de arquivos*: jpg, png (independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte acima representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.
Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem. Efeito ao passar o mouse.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

BANNER LETTER
HORIZONTAL

Cod. 05

GRUPO MID


Gestão de redes sociais para profissionais

Design e identidade visual, postagens, tráfego pago e campanhas estruturadas.

SOLICITE ATENDIMENTO PELO WHATS  41 999-555-006

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO
Este é um anúncio dinâmico que se adapta ao conteúdo. O cliente envia fundo e texto.

  • TÍTULO: Nome da empresa.
  • CHAMADA: Máximo de 40 caracteres, contanto os espaços
  • DESCRIÇÃO: Máximo de 80 caracteres, contando espaços.
  • ASSINATURA: Máximo de 55 caracteres, incluindo espaços.

Recursos: Imagem dinâmica com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: entre editorias da home page.

BANNER LATERAL
QUADRADO

Cod. 05

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:1000 x 1000
Orientação: Quadrado
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page

6cce0e20-8a01-4c5d-8ee2-fea3594e4470
BANNER LATERAL VERTICAL

Cod. 04

TAMANHO E FORMATO DE ENVIO

Tamanho:790 x 1280
Orientação: Vertical
Tipo de arquivos*: jpg, png

(independente do formato de arquivo enviado, todos os arquivos de imagem serão convertidos em webp)*

A arte ao lado representa o tamanho real de exibição que pode variar entre um dispositivo e outro, pois o Gazeta 24 Horas é responsivo.

Recursos: Imagem com link externo ao clicar na imagem.
Local de exibição: barra lateral direita da home page