Mais latido do que mordida, diz ‘The Economist’, sobre tarifas de Trump contra o Brasil
Há no Brasil um ditado popular que diz que “cachorro que muito late, não morde”. Pois foi justamente no espírito deste ditado popular que The Economist usou para comentar sobre os efeitos econômicos das tarifas de Trump sobre produtos brasileiros.
Revista britânica aponta que impacto das tarifas dos EUA é limitado para o Brasil, que hoje depende muito menos do mercado americano; apenas 13% das exportações estão expostas às tarifas de Trump.
“O Brasil não foi o único país visado por razões políticas. A Índia enfrenta uma taxa comparável por comprar petróleo russo. Trump alertou Mark Carney, primeiro-ministro do Canadá, que reconhecer um Estado palestino tornaria as negociações comerciais “muito difíceis”. O caso do Brasil, no entanto, é o mais claro até o momento de Trump usando o comércio como instrumento para interferir nos assuntos de outro país”, afirma a reportagem.
A reportagem destacou que, mesmo sem considerar as isenções, os efeitos sobre a economia brasileira seriam moderados.
O país exporta pouco em relação ao seu PIB, bem menos que o México ou importantes economias asiáticas, e sua dependência do mercado americano caiu para 13% das exportações.
“O Brasil também é muito menos dependente dos Estados Unidos do que antes. Apenas 13% de suas exportações estão expostas às tarifas de Trump, uma queda em relação a um quarto há duas décadas. Enquanto isso, a parcela destinada à China aumentou quase seis vezes, para 28%”.
Manchete The Economist em matéria que analisa os efeitos das tarifas de Trump sobre o Brasil.
Ainda segundo a revista, o presidente Lula adotou postura firme e afirmou que o Brasil não será “tutelado” ou humilhado por um “imperador”. Mas, ao mesmo tempo, optou pela diplomacia: pressionou o governo Trump por meio de empresas brasileiras e suas parceiras nos EUA, o que resultou nas generosas isenções.
Para ter acesso a reportagem do The Economist, basta clicar na imagem.
Contato
- Atendimento
- (41) 999-555-006
-
Av. do Batel, 1750 – S215
Curitiba – PR