Golpe por e-mail cobra impostos atrasados
A Prefeitura de Curitiba alerta para uma tentativa de golpe que vem sendo praticada contra pessoas físicas e empresas de Curitiba. Por e-mail, golpistas estão enviando intimações em nome do município e informam que há um suposto processo judicial na Comarca de Curitiba, contra o contribuinte, em uma ação impetrada pela Prefeitura de Curitiba por débitos tributários atrasados.
A notificação de cobrança de impostos atrasados é falsa e busca obter, ilegalmente, dados privados das vítimas, prática conhecida como “phishing”. As mensagens mais recentes têm como remetente o endereço falso “Municipio CURITIBA – Setor de Intimações <[email protected]›”.
A Procuradoria-Geral do Município (PGM), responsável pela cobrança de dívidas ativas com a Prefeitura de Curitiba, reforça que nenhum tipo de intimação judicial é enviada pelo órgão e pede que os contribuintes denunciem possíveis tentativas de golpe por e-mail.
O órgão pede também que, em nenhum momento, o contribuinte acesse qualquer link anexo ao falso e-mail de notificação. Desconfie ainda se receber boleto ou chave pix para quitação de dívidas com desconto perante o município de Curitiba.

Golpes por e-mail enganam milhares de brasileiros, todos os anos.
Investigação
A PGM informa ainda que já comunicou à Polícia Civil a ação fraudulenta e solicitou uma investigação rigorosa das autoridades competentes.
O contribuinte pode consultar se possui débitos com a Prefeitura de Curitiba por meio do Consulta Débito Contribuinte, neste endereço.
Contato
- Atendimento
- (41) 999-555-006
-
Av. do Batel, 1750 – S215
Curitiba – PR