Hollande vence

Nicolas Sarkozy perde. François Hollande é o novo presidente da França com 52% dos votos.

François Hollande. Presidente Eleito da França

Para o mundo, mas principalmente para a União Européia, esta eleição tem importância ímpar, devido a situação econômica pela qual passa a Europa. Sobre este assunto, no que diz respeito à França, o novo líder francês anunciou que renegociará o pacto fiscal europeu de ajustes e austeridade, elaborado por Sarkozy e Merkel, como parte de uma aliança batizada por ele de ‘Merkozy’, visando o acréscimo de um capítulo de apoio ao crescimento.

O ministro alemão das Relações Exteriores, Guido Westerwelle, afirmou na noite deste domingo que seu país “vai trabalhar junto” com a França “por um pacto de crescimento para a União Europeia”.

“Precisamos incrementar novas medidas de crescimento, e isto passa por reformas estruturais”, disse Westerwelle.

Sarkozy passa a engrossar a lista dos líderes políticos vítimas da crise europeia, ao lado do socialista espanhol José Luis Rodríguez Zapatero, do também socialista português José Socrates e do trabalhista britânico Gordon Brown, que pagaram nas urnas por sua política de austeridade. A eles se somam o italiano Silvio Berlusconi (direita) e o socialista grego Giorgos Papandreu, forçados a sair por pressão da própria União Europeia.

O mundo agora espera que novas lideranças, não apenas na França, mas também em outros países que estão trocando seus líderes na Europa, deem uma resposta rápida a crise financeira européia, e que nesta onda a crise que pode se tornar mundial seja afastada.

Por em 6 mai 2012. Arquivado em Mundo. Você pode acompanhar quaisquer comentário a esta notícia através do RSS 2.0. Comentários e pings estão fechados no momento.

Comentários fechados.

Design by Design in Site
Todos os direitos reservados. Gazeta 24 horas.